ACADEMIA DE PAINTBALL ZONAVENTURA

O QUE É O PAINTBALL ?
1- O que é o Paintball ? É um desporto no qual se formam equipas de gente (há desde garotos pré-adolescentes até adultos)que podem ir para o mato, ou campos pré-preparados, reviver a infância praticando um jogo de captura de bandeira, muito comum entre crianças nos E.U.A. A diferença é que neste jogo cada jogador tem uma arma que atira capsulas de gelatina recheadas com tinta solúvel em água. Se você leva um tiro e a bolinha estoura marcando você, você estará fora do jogo e terá que esperar até começar o próximo. A variação mais comum é duas equipas em lados opostos de um terreno (cada lado é considerado uma base), com uma bandeira pendurada no meio. O objetivo é sair de sua base, pegar a bandeira e colocá-la na base do oponente. Quando você encontra algum jogador adversário você atira nele e o marca antes que ele faça isso com você. Muito simples e tremendamente divertido.

2. É seguro? Dentre os esportes de ação, Paintball é considerado o mais seguro. Um dos fatores que contribui para isso é que é proibido o contato físico entre os jogadores, o que torna este jogo infinitamente mais seguro do que futebol, por exemplo, onde há carrinhos, chutes e até socos. O único risco real neste esporte é a visão; porém, o uso de máscaras adequadas e o correto entendimento e prática das regras, elimina totalmente este risco. As bolinhas que servem de munição são feitas de uma gelatina fina, recheadas de tinta. As armas, que são específicas para este esporte, atiram estas bolinhas a uma velocidade entre 250 e 300 pés por segundo e, como elas são bastante leves, não são letais como os pesados projéteis de chumbo atirados por armas de fogo. Mesmo usando projéteis não-letais, os jogadores de paintball "sempre" utilizam máscaras de proteção PRÓPRIAS PARA PAINTBALL que protegem os olhos, a face e as orelhas. Segurança é o ítem mais frizado nos nossos campos. Além da obrigatoriedade do uso de máscaras em todas as áreas de tiro, também é necessário que se coloque os "Barrel Plugs" (tipos de "rolhas" de plástico para serem colocados na boca do cano) sempre que se sair do jogo e para transportá-la pela área de circulação do campo. Ignorar estas precauções é um bom modo de ser convidado a se retirar do campo.

3. O tiro dói? A cápsula se rompe ao impacto e geralmente é igual a um leve beliscão. Na minha opinião, a dor passa em alguns segundos. Logicamente, quanto mais de perto for o tiro, maior será a dor.

Normalmente o jogador sai do jogo com alguns "calombos", mas nada que incomode realmente. Os arranhões na vegetação incomodam mais. Andar de kart indoor por exemplo, doí muito mais.

4. Tenho que pertencer a uma equipa? Você não tem que pertencer a uma equipa organizada. Você pode simplesmente reunir alguns amigos e ir para o campo, ou simplesmente pegar suas coisas e ir. Sempre haverá por lá outros como você. Aí é só juntar o pessoal e jogar.

5. Como posso jogar? Os nossos campos tem todo o equipamento necessário para alugar.

6. Que tipo de campo devo procurar? Nos primeiros jogos, principalmente, você deverá jogar em um campo bem organizado. As coisas que devem ser levadas em conta são o número de juízes no campo para cada jogo - deve sempre haver um número de juizes apropriado ao número de jogadores em campo, um juiz sozinho não pode cuidar de 50 pessoas ao mesmo tempo - e como eles explicam as regras. As regras de segurança e as regras específicas do campo e do jogo também devem ser colocadas de maneira clara por um juiz antes que qualquer pessoa entre no campo para jogar. Se estas condições não forem atendidas, considere seriamente esperar para fazer seu primeiro jogo em um outro campo.

7. Quanto custa para jogar? Cada campo tem seu próprio sistema. Geralmente há um preço cobrado pelo campo para quem já possui equipamento e há pacotes de aluguel para quem não possui. Estes pacotes são geralmente bastante acessíveis e variam de campo para campo.

8. O que eu preciso levar? Ao escolher o campo para onde vai, certifique-se antes de quais as facilidades que este campo oferece. Os nossos, possuem excelente infra-estrutura, com bar, água em abundância, banheiros, vestiários, etc. Outros têm menos a oferecer e para que você não corra o risco de passar fome ou sede, é bom ligar antes e se informar. Os nossos campos como referi em cima, oferecem roupas camufladas de aluguel. Caso o lugar que você escolheu não as tenha, ou você não pretenda alugá-las, leve roupas grossas e de preferência com cor escura para usar durante o jogo. Se você tiver luva com "meio"dedo, joelheiras e boné, leve-os.

9. Como posso jogar com segurança? O principal ítem, como já foi dito, é a máscara apropriada. As máscaras de Paintball importadas são fabricadas sob severo controle para que aguentem com segurança os tiros disparados pelas armas de paintball. Portanto, jamais tente "inovar" usando máscara de esquiar, soldador, batalhão de choque, óculos de sol, etc, pois já aconteceram graves acidentes por este motivo.Uma arma de paintball deve sempre ser tratada como uma arma de fogo. Portanto as regras são as mesmas:- Presuma sempre que a arma esteja carregada; mesmo que você saiba que não.- Presuma sempre que os dispositivos de segurança não irão funcionar.- Não aponte a arma para nada em que você não vá atirar.- Descarregue a arma quando não estiver usando.- Ao receber ou devolver a arma, cheque se está carregada.Conheça as regras e jogue por elas. NUNCA remova a máscara durante um jogo.Não jogue se estiver muito cansado ou com muita fome. Traga sempre comida ou dinheiro para comprá-la, pois os acidentes geralmente acontecem quando o jogador está exausto ou faminto. NUNCA olhe dentro do cano. Nem mesmo usando máscara. Se o cano precisar ser checado, remova-o da arma e cheque. Se o cano não puder ser removido, desconecte todo o gás do equipamento, atire algumas vezes em área segura até que não haja mais gás no sistema, aí você poderá examinar o cano, sempre usando máscara.Notifique a pessoa responsável pelo campo sobre qualquer problema de saúde, alergias, etc.

10. Preciso estar em boa forma para jogar? Na verdade não, mas ajuda. É aconselhável que se faça um aquecimento antes, pois este jogo pode se tornar bastante extenuante.Calçados apropriados são muito importantes. De preferência escolha um que lhe forneça um bom suporte no tornozelo, para evitar torções e que possua cravos na sola para dar maior aderência ao solo.

11. A tinta sai da roupa? A tinta é solúvel em água e basta lavar a roupa normalmente. Esta tinta é totalmente atóxica, não causando nenhum tipo de irritação na pele e sendo também bio-degradável, não danifica o meio-ambiente.

12. Como posso descobrir mais sobre o Paintball? Jogando. No campo você não só aprende sobre o desporto, mas também tem acesso a jornais e revistas especializadas.


MÁSCARAS


Em 1987 a 1ª máscara desenvolvida para paintball entrou no mercado, fabricada pela JT USA. Hoje a Scott USA, Vents e Brass Eagle/Leader também dividem o mercado de sistemas de óculos e proteção de cabeça feitos especificamente para o esporte paintball. Todas estas empresas oferecem uma boa variedade de componentes modulares, de modo que os jogadores têm muitas opções em cores e tipos de lentes, armação, espuma, tiras elásticas, proteção para a face, cabeça, orelhas, etc. Os jogadores podem escolher um sistema que satisfaça seu estilo, conforto e orçamento.ÓCULOS- A armação do óculos é o coração do sistema. Ele deve ficar no rosto de maneira segura e confortável, segurar a lente e ancorar a tira elástica. Deve ser grande o suficiente para que o jogador possa usar óculos por dentro, mas não grande demais para que não fique desconfortável ou bloqueie a visão.

As armações "OTG" (Over The Glasses - Sobre os Óculos) são feitas especificamente para serem usadas com óculos, mas o espaço varia de marca para marca. As armações são ventiladas por pequenos buracos ou fendas para que o ar possa circular, mas os buracos devem ser pequenos para evitar que tinta ou fragmento de casca de bolinha causem um impacto direto nos olhos.


PROTEÇÃO PARA O ROSTO


A parte de proteção para o rosto faz mais do que proteger nariz, boca, bochechas e queixo do impacto das bolinhas. Ele ajuda a segurar os óculos. Nestes tempos de armas que atiram muito rápido, se um jogador usar os óculos de paintball sem acoplar a proteção de rosto, fica muito fácil uma sequência de tiros pegar por baixo da armação dos óculos empurrando-a para cima deixando os olhos expostos. Também, se um jogador usando apenas óculos é acertado no rosto na base do nariz junto à armação, a bolinha pode correr pela linha do nariz, passar por baixo da espuma e atingir o olho. Todos os fabricantes de máscaras recomendam o uso de proteção para a face. A partir de 1996 a NPPL (Liga de Jogadores Profissionais dos EUA) inlcuiram nas regras de torneios a obrigatoriedade do uso de proteção de rosto nas máscaras. A proteção de rosto inclui plástico e materiais mais flexíveis. Os jogadores mais experientes costumam preferir os modelos com mais materiais flexíveis, pois dizem que fazem com que saiam menos do lugar quando a arma encosta na hora de mirar, além de absorverem mais o impacto, dificultando a quebra das bolinhas que a atingem. A proteção de rosto pode ser completa (protegendo a frente do rosto, laterais, orelhas, testa e mais a viseira para proteger do sol) ou parcial (protegendo apenas a frente). Porém, as proteções completas são mais populares. Muitos destes sistemas são modulares, permitindo que você mesmo decida o grau de proteção que deseja.


LENTES


As lentes de paintball são feitas de plástico policarbonato, geralmente chamado Lexan. Este é o único tipo de plástico que combina a claridade óptica com a resistência a impacto necessária para resistir a um tiro direto de paintball a 300 pés por segundo, que é o limite padrão internacional. Logicamente este padrão de resistência adotado pelos fabricantes requer que a lente aguente uma certa variedade de impactos severos. Geralmente há dois tipos de lente no mercado: a padrão e o modelo de ultra-amplitude de visão. Os modelos de ultra-amplitude tornam fácil avistar o oponente que tenta flanqueá-lo. A visão de lado a lado não é tão importante quanto a visão para cima e para baixo. Todas as lentes limitam sua visão para baixo. Jogadores novos têm que se adaptar à sensação de não verem onde seus pés estão aterrisando qunado eles correm. Sua tendência é olhar para baixo, pra seus pés, o que torna a corrida lenta e desajeitada. A maior parte dos fabricantes de lentes para paintball as fabrica incolores e coloridas. Por exemplo, a Scott oferece as cores cinza, amarelo, pêssego e degradées; a JT possui também cores com efeito cromo, que têm um brilho especial e cores novas como por exemplo o azul cromo. As lentes em tons de verde, cinza e fumée bloqueiam a luz solar e ajudam o jogador que usa roupa camuflada. Os tons da família do vermelho, âmbar e amarelo afetam a parte verde do espectro de luz, então a roupa camuflada se destaca da vegetação com muito mais contraste. Estas cores, principalmente o amarelo, parecem aumentar em vez de bloquear a luz ambiente. Elas são mais eficientes em dias nublados. O uso de lente amarela por tempo prolongado em dias ensolarados pode cansar sua vista. Nota: As lentes amarelas vermelhas e âmbar podem dificultar a percepção de splats de cor clara. As amarelas tornam bastante difícil se ver um splat branco. Os juízes devem prestar atenção neste detalhe. Muitos jogadores têm mais de uma lente, para que possam trocar em diferentes condições de jogo. As lentes também possuem uma cobertura especial que as tornam mais resistentes a arranhões.


EMBAÇAMENTO


O maior desafio para os fabricantes de máscara e evitar o embaçamento. Em dias frios ou úmidos a umidade pode condensar dentro da lente, como nos vidros dos carros. E se você suar muito a situação ficará ainda pior.ANTI-EMBAÇANTE- Para jogadores que usam lente single, a aplicação de uma solução anti-embaçante do lado de dentro da lente ajuda. O anti-embaçante dificulta o acúmulo de umidade na lente, evitando o embaçamento. O problema é que ele sai, portanto deve ser aplicado várias vezes ao dia. Use o anti-embaçante recomendado para lentes de paintball. Há também uma película anti-embaçante transparente (muito parecida com acetato) chamada Combat Vision que adere à lente.


LENTES THERMAL

Se o tempo estiver muito frio ou úmido, o jeito é mudar para as lentes thermal. Estas lentes possuem a lente normal de Lexan do lado de fora para proteção contra impacto e uma lente fina anti-embaçante do lado de dentro. Entre estas duas lentes há um espaço termicamente isolado que corta o efeito da condensação causado pela variação de temperatura do lado de fora e de dentro da lente. Lentes térmicas funcionam muito bem para evitar embaçamento, mas custam mais e você deve ter um cuidado especial ao limpá-las. Você não pode limpar a fina e macia camada de anti-embaçante de dentro sem riscá-la. Mesmo se você usar um pano bem macio, depois de um tempo a lente interna perderá sua claridade óptica. Também, o selo que une as duas lentes pode não vedar totalmente a água se você mergulhar a máscara.


MANUTENÇÃO

Todos os fabricantes de máscaras recomendam que você limpe a tinta de sua lente e da armação para evitar deterioração do Lexan. Use água e seque com um pano muito macio. NÃO USE limpa-vidros, Veja, querosene, álcool, etc., pois a química destes produtos pode atacar o Lexan e enfraquecer a lente! Leve para o campo uma garrafa spray com água e use-a para limpar sua máscara. Papel toalha ou fralda de pano são boas para secá-la com cuidado. Quando chegar em casa, desmonte-a e limpe totalmente inclusive os sulcos onde a lente se encaixa, e guarde-a em local seco e protegido para evitar arranhões. Sempre que limpar as lentes, examine-as para ver se há pequenas rachaduras em forma de raios, principalmente nos cantos. Se houver, é sinal de que o Lexan já está desgastado e é hora de trocar a lente. Também, se você tomou um tiro direto na lente, particularmente a curta distância, sua lente estará enfraquecida e os fabricantes recomendam que ela seja trocada imediatamente. Seus olhos valem muito, mas muito mais do que o preço de uma lente nova. Se você cuidar bem de suas lentes e evitar tiros de perto, elas estarão boas para cerca de um ano de uso. Muitos jogadores as trocam por causa de riscos e não por causa de arranhões ou rachaduras. Quanto a parte da armação, proteção de rosto e outros componentes, estes são praticamente indestrutíveis.


TÉCNICAS


Quando você for jogar paintball, é muito importante saber algumas táticas básicas. Em vez de tentar descobrir cada movimento que dá para fazer, tente fazer algo simples quando estiver começando. Um bom modo para iniciantes começarem é ficar junto com um companheiro, movendo-se lentamente. Mantenha-se sempre se movendo e fique alerta. Uma vez que você já tenha jogado algumas vezes e esteja mais confiante, você pode começar a aprender mais algumas táticas. Um bom modo de aprender novas táticas é jogar com pessoas com quem você nunca jogou antes. Eles aprenderão com você e você com eles. Em uma situação indoor, é uma voa idéia ir com um amigo. Um olha para um lado e o outro cobre um outro ângulo. Ficando abaixado e se movendo para dentro e para fora do bunker você eventualmente encontrará um oponente. Quando você encontrar um oponente, avalie a situação: Ele está atrás de um bunker? Ele está num terreno mais alto e um ângulo melhor em relação a você? Quem está em posição mais favorável? Se você não estiver em vantagem, mantenha sua posição. Um modo de ganhar a melhor posição é espalhar seus jogadores e atirar continuamente no bunker onde seu oponente está. O melhor movimento é um tipo de "ataque tornado suicida". Para começar, mantenha seu companheiro de jogo atirando continuamente no bunker onde está seu oponente para evitar que ele ponha a cabeça para fora para olhar (esta é a parte do tornado). Depois vem a parte suicida: você deve correr par um ponto de onde você possa atirar no seu oponente enquanto ele está sendo distraído pelo tornado de bolinhas. Esta tática é arriscada mas dá ótimos resultados, já que o oponente não está esperando o ataque. Se você cruzar com um jogador que tem uma boa cobertura e está pondo a cabeça para dentro e para fora do bunker e atirando em você e seus jogadores, entre atrás de uma árvore (ou bunker) para pensar em algum tipo de ação sem correr o risco de ser atingido. Se seu oponente correr para outra cobertura, mande seu companheiro de jogo sair de seu lugar e atirar abertamente para que você possa perseguir o oponente. Nunca é uma boa idéia entrar no campo sem um plano. Tente antecipar o que vai acontecer e formular um plano de ação.


SEGURANÇA


O paintball encontra-se em fase de grande crescimento atualmente. Muitos jogadores novos e muitos que jogavam no passado, naquela época áurea em que o paintball explodiu nos E.U.A, estão ressuscitando na Europa. Vários campos estão abrindo em todo o país. Acho ótimo tudo isto, mas ao mesmo tempo, tenho visto o surgimento de problemas de segurança que eu nem sequer imaginava que ainda existissem. Muitos jogadores que jogam em sítios e também alguns do extremo norte do país têm me apresentado casos de total desrespeito às regras de segurança mais elementares. Por exemplo, um grupo que apareceu em minha loja à procura de recarga de cilindro. Informei que, por questões de segurança, não damos carga em cilindros, para evitar que algum espírito de porco saia daqui e resolva atirar em pessoas nos pontos de autocarros, ou em carros, etc. que eles deveriam procurar um campo de paintball. Eles, que já não eram garotos, disseram que não fazem esse tipo de coisa, mas que não iriam jogar em campo e sim no sítio onde eles jogavam já há alguns anos. Quando eu olhei os cilindros, quase não acreditei. Eram daqueles pequenos, muito antigos e enferrujados e um havia sido polido em torno, estando até deformado e tão fina a parede! Ao ver isto, perguntei com que máscara eles jogavam e um deles me respondeu: "Nós não usamos máscaras. Outro dia tomei um no nariz que foi animal!" E eles nem sabiam o que era um cronógrafo! Eu fiquei boquiaberta. Passei quase uma hora dando uma aula de segurança aos três e, graças à Deus no dia seguinte eles voltaram e compraram máscaras apropriadas e cilindros seguros. Não é pela venda do equipamento. O grande problema é que se um jogador destes acerta o olho do outro acidentalmente, as conseqüências são desastrosas e irreversíveis e este tipo de coisa repercute muito mal. Na Holanda a prática do paintball foi proibida devido a acidentes causados por pessoas mal informadas ou irresponsáveis. Quando vejo alguém que insiste em jogar com máscaras inadequadas ou até sem elas, costumo dizer que um olho de vidro custa muito mais caro do que uma máscara e ainda por cima é desconfortável e não enxerga. Muitos estudos e pesquisas foram e continuam sendo feitas pelas fábricas de máscaras de paintball para que as lentes resistam com total segurança aos tiros, mesmo a curta distância. Mesmo assim, a resistência destas lentes acompanha a orientação dos fabricantes de armas de paintball e regras internacionais do esporte, que diz que a velocidade da arma deve ser de no máximo 300 pés por segundo. É lógico que as lentes das máscaras têm uma certa tolerância, por precaução, mas não convém arriscar. Além disso, quando você utiliza a arma acima desta velocidade, além do risco de cegar seu adversário, seus tiros não terão precisão, pois as bolinhas começam a desviar e ainda você danifica as peças internas da arma. As pessoas que realmente gostam de jogar, precisam levar o paintball a sério e praticá-lo como um esporte, com responsabilidade e ajudar a conscientizar as pessoas menos esclarecidas que atirar nos outros nas ruas é covarde, muito perigoso e pode levar à extinção do esporte no Brasil. O Paintball já é um jogo mal compreendido e tido como violento por muita gente. Não podemos colaborar com isto. O caso dos cilindros é igualmente grave. Se você tem um cilindro em mau estado de conservação, ou polido, aposente-o. Alguém se lembra do que aconteceu com um cilindro lindamente polido que um jogador levou para encher na antiga loja Bahamas (hein, Bilão)? O cilindro explodiu com tanta força que quebrou todos os vidros da loja e nem a válvula foi encontrada; apenas um pedaço do fundo dele que mostrava o quanto suas paredes haviam sido desgastadas pelo polimento. E os muitos casos de jogadores que colocam duas placas de lacre, durepoxi ou outras invenções mirabolantes para que "aquela droga de válvula de escape pare de estourar"? Pois se aquilo é uma válvula de escape, como o próprio nome já diz, a função dela é deixar que o lacre se rompa quando o cilindro está super pressurizado, pois se isto não acontecer, o que se romperá será o cilindro! Um lacre adulterado transforma o cilindro em uma bomba. Queremos ver o paintball se desenvolvendo cada vez mais, para que tenhamos torneios cada vez maiores e mais disputados e só há um caminho para se chegar lá: Segurança e responsabilidade.


FORMAR EQUIPAS


Quando você forma um time de competição, como deve escolher seus companheiros? Depois de escolher, como você deve treinar? Primeiro você deve se perguntar se pretende competir apenas por diversão, ou se quer competir para valer para obter boas colocações e ganhar torneios. Você quer jogar em pequenos torneios locais, ou pretende se aventurar nos grandes torneios? Se você for o capitão, escolha um co-capitão, o segundo em comando. Esta pessoa deve ser acessível a seus companheiros de time tanto quanto o capitão. Ter um co-capitão que não ajuda em nada não adianta. Se seu objetivo for vencer torneios, esqueça a idéia de escolher seus velhos amigos que sempre jogam com ou contra você no seu campo de costume. Procure. Recrute os melhores que houver. Inclua alternativas. Não hesite em cortar jogadores que não comparecem aos treinos, que tem atitudes negativas ou que não jogam bem. Os times devem praticar com outras equipes com a máxima freqüência possível e também reservar um tempo para praticarem suas técnicas entre eles mesmos. Outra boa dica é organizar atividades extra paintball com o grupo, como ir pescar, jogar bola, fazer um churrasco, etc. Isto aumenta a camaradagem e confiança entre o grupo.


PREPARAÇÃO


Os jogadores de um time devem começar a se preparar mentalmente para um campeonato com uma ou duas semanas de antecedência. Certifique-se de que está em forma. Se você vai jogar num torneio num clima muito quente e úmido, hidrate-se. Tome muita água começando uma semana antes. Tente seguir este pequeno roteiro: " Certifique-se de que checou todos os detalhes. Certifique-se de que seu equipamento está limpo, lubrificado e funcionando bem e de que você conhece bem as regras daquele torneio. " Se necessário, visite um site de mapas como o www.apontador.com.br e obtenha indicações porta a porta, tempo aproximado de viagem, melhor rota, etc. O importante é chegar a tempo de andar o campo antes do início do torneio." Se houver gás em seu cilindro, conecte-o na arma e aproveite para checar se não há vazamentos. Vazamentos podem causar grande variação na velocidade o que certamente resultará em penalidades de cronógrafo." Tenha uma caixinha com itens indispensáveis, como ferramentas, o'rings, lacres de cilindro, lubrificante e baterias." Alguns dias antes comece a fazer um check list - vá incluindo todos os itens conforme você for se lembrando." Na véspera do torneio de uma boa conferida em seu check list para ter certeza de que não se esqueceu de nada. Não há nada pior do que sair da garagem com aquela sensação de "parece que esqueci alguma coisa" e só se lembrar do que era quando está a 30 km de casa...


CONSELHOS ÚTEIS


Leve sempre uma troca de roupa para não encher o banco do seu carro de barro na volta." Tenha um saco de lixo grande para colocar suas luvas, joelheiras, chuteira e roupas sujas na volta. Isto deixará seu porta malas bem mais limpo!" É sempre bom levar água e isotônico, e em alguns casos também não é má idéia levar sanduíches e salgadinhos." Evite parar na estrada para admirar aquele lugar que "DARIA UM CAMPO DE PAINTBALL ANIMAL!" Quanto mais cedo você chegar no local do torneio mais tempo terá para andar o campo." Ao chegar ao local de destino (campo ou hotel) não deixe as bolinhas no carro. Além da possibilidade de roubo, nunca se esqueça de que as bolinhas são sensíveis à temperatura e o carro pode ficar muito quente quando fechado e as bolinhas seriam danificadas." Na noite anterior ao jogo coma uma boa refeição mas não fique acordado até tarde e NADA DE ÁLCOOL. Reúna o time para jantar e aproveite para repassar as táticas. Chegue com antecedência, pegue sua tabela de jogos e vá com seu time para o campo. Ande e corra pelo campo; conheça cada pedaço dele, divida-o em partes, descubra quais são os pontos de impacto, onde você pode forçar a barra ou onde você pode segurar o jogo. Cheque os bunkers. Veja como são feitos, se tem buracos, quais os ângulos de visão, quais os ângulos de tiro. Não fique apenas andando no campo. Estude-o. É muito fácil saber quais os times que andaram bem o campo: Eles ganham! Se aprender a "ler" um campo não faz parte dos treinamentos do seu time, então vocês estão se esquecendo da parte mais importante! Você tem que saber onde as coisas estão, quais bunkers estão onde, que cobertura você tem, onde fica a bandeira, quais serão seus primeiros movimentos, quanto tempo leva para se ir de um bunker a outro, qual o trajeto mais seguro, de onde você pode ser visto e alvejado e além de tudo tem que imaginar quais os movimentos possíveis para seu adversário. Ponha-se no lugar dele e veja de onde ele tem melhor visão e ângulo de tiro. Lembre-se que geralmente os campos oferecem mais facilidade de um lado do que do outro, por mais simétricos que pareçam. Se seu time tiver tudo isso na cabeça a coisa certamente será muito mais tranqüila... dificilmente vocês serão pegos de surpresa.


NO DIA DO JOGO


Se você tiver que registrar seu time, mande um de seus jogadores procurar um local para vocês na área de jogadores enquanto isso, pois por mais mesas que haja, parece que nunca são suficientes, já que alguns times aproveitam para tomar posse de varias delas e os mais atrasados acabam tendo que por o equipamento no chão. Comece imediatamente a preparar tudo para o jogo: Encher os tubes e loaders, cronografar e regular as armas, encher os cilindros (geralmente se forma uma fila e os times que jogam primeiro acabam se atrasando) e medir as bolinhas nos canos para ver qual o mais adequado. Se você tiver muita sorte seu jogo será o segundo ou terceiro. Isto lhe dará uma chance preciosa de assistir os jogos dos outros times. É aí que você vai poder ver quais os bunkers mais usados, quais os mais vulneráveis e o quanto é possível avançar. Eqipas que encontram uma combinação de jogo que os faz ganhar costumam repetir a tática. Se você assistir estes jogos e puder se lembrar das posições dos jogadores isto lhe dará uma enorme vantagem quando for jogar contra eles. Quanto mais informação você tiver sobre seu adversário, maior será sua chance de sucesso. Esta é uma regra que também se aplica às conquistas do dia a dia. O quanto é importante para você vencer o campeonato? Se esta for sua prioridade, então você terá que se comprometer com sua decisão. Em vez de passar metade do dia conversando com os amigos, certifique-se de que seu equipamento está sempre pronto para o próximo jogo, converse com seu time sobre as falhas e acertos dos seus últimos jogos, fique de olho no quadro de pontos e assista o máximo de jogos que puder.


EQUIPAS DE NOVATOS


 Então você encontra aquele time que acaba de se formar e cujos jogadores vão jogar seu primeiro torneio. Eles estão nervosos, entusiasmados e acanhados, tudo ao mesmo tempo. Geralmente não têm equipamentos sofisticados nem cintos que carregam muitas centenas de bolinhas. Alguns destes times novos sofrem derrotas dolorosas, mas alguns deles se dão incrivelmente bem! Como jogador experiente você já entra no campo imaginando para que bunkers seus oponentes vão correr, quanto tempo vão levar para fazer isso e que tipo de defesa e ataque esperar. Quando você joga contra novatos, coisas inesperadas podem acontecer. Eles correm para posições que você nunca SONHOU e como você não esperava pode acabar sendo eliminado! Outras equipas de novatos parece que entram no campo carregando pás. Quando soa o apito correm para trás dos bunkers, cavam buracos e se enterram lá. Tirá-los do lugar pode ser irritante, ou até mesmo difícil. Quando você realmente precisa dos pontos se vê obrigado a correr para o campo aberto e agressivamente desenterrá-los. Isto pode ser um grande desafio! Os juízes tentarão sempre proteger os times de novatos para que não sofram com "over shooting" (excesso de tiro). Pelo menos orientarão os times mais experientes para irem com calma. Eu tenho um grande respeito por esses juízes, pois estão cuidando do futuro do esporte. Paintball seria um jogo muito chato se não houvesse mais ninguém com quem jogar.


OS SEUS JOGOS


Finalmente é sua vez de jogar. Você entra no campo e tira par ou impar (ou cara ou coroa) para ver de que lado seu time vai jogar. Você nem imagina quantos jogos são ganhos ou perdidos já no par ou ímpar! Ao chegar na sua base aproveite para dar uma olhada onde está a bandeira e para qual bunker você vai correr primeiro. Há todo o tipo de vantagem em se chegar ao bunker o mais rápido possível. Há menos chances de você ser eliminado logo na saída e aumenta a possibilidade de você eliminar os jogadores mais lentos do outro time enquanto eles correm para seus bunkers. Agora estão todos esperando o juiz apitar o início do jogo. Certifique-se de que todos os seus dispositivos elétricos estejam ligados! Cheque seu timer e acerto-o e veja se tirou o barrel plug.Certifique-se de que todos saibam para onde devem ir para que não dêem trombadas uns nos outros ao correr.


POSIÇÕES CHAVE


Geralmente os jogadores de cobertura começam o jogo atirando muuuuuita bola nas posições que presumem que seus adversários vão tentar ocupar. Há várias vantagens nisso:
1) Pode-se fazer uma eliminação rápida.
2) Pode evitar que o oponente avance no campo logo na primeira corrida.
3) Permite que seus jogadores ganhem terreno enquanto o cobertura atira. Os jogadores de frente e meio tentam alcançar seus bunkers, evitando os tiros que vêm e tentando ver para onde os adversários estão correndo, tudo ao mesmo tempo. Não é aconselhável que além de tudo isso eles queiram atirar enquanto correm. Deixe isso para os jogadores de cobertura. Procure sempre deslizar ou correr para o bunker numa posição que permita que você se refaça rapidamente e possa começar a atirar imediatamente se for preciso.Se você estiver em um bunker onde ninguém atira em você, mas você também não pode ver ninguém, então você está no bunker errado. Vá para outro lugar ou peça ajuda aos seus companheiros para que lhe digam qual o caminho mais seguro. Paintball na verdade é um trabalho de equipe completo. Nada é mais emocionante do que ver um time que se movimenta em perfeita sincronia. Quando isso acontece o jogo geralmente dura menos de um minuto, deixando o outro time perplexo sem saber o que aconteceu.


TERMINOU O JOGO


Quando o jogo termina o capitão deve verificar os pontos que foram anotados na súmula para ver se está tudo certo. Após o final do jogo lembre-se de voltar aos bunkers onde você ficou para pegar de volta seus tubes. Dependendo das regras utilizadas, não se esqueça de ir direto ao cronógrafo ao sair do campo. Assim que você sair do campo, verifique quando será seu próximo jogo, já que dificilmente o horário marcado na tabela é seguido à risca. Durante o curso normal do torneio os jogos podem se adiantar ou atrasar um pouco e você não iria querer ser pego de surpresa. Encha seu cilindro, seus tubes, loader, limpe sua roupa, arma e máscara e verifique se as baterias ainda estão boas. Se você estiver com disposição, ajude seus companheiros nestas terefas. Estando com tudo prontinho para o próximo jogo, se ainda houver tempo, vá com seu time assistir mais alguns jogos - sempre há algo novo para se aprender em cada jogo! Se houver intervalos, aproveite para "fazer um social". Visite os outros times, converse com os jogadores, veja os novos equipamentos que estão circulando por aí, pergunte sobre os jogos, etc. Nunca é demais fazer-se novos amigos, principalmente quando todos têm os mesmo interesses...Fique sempre atento ao quadro de pontos.
Certifique-se de quantos pontos você ainda precisa para ir para as semi-finais ou finais. Lembre-se de que os times que tem a pontuação mais alta que você podem se dar ao luxo de sentar e esperar que seu time vá para cima - o que pode ser um desastre para você. Se tudo o que seu adversário precisa é pegar a bandeira para ter os pontos necessários, seu time deverá ficar atento à ela, pois todo o esforço do adversário estará em tentar alcançá-la. Sabendo interpretar o quadro de pontos você poderá ter uma boa visão de como será o jogo do seu oponente e assim estará um passo à frente. Tente sempre fazer o máximo possível de eliminações, mas jamais se esqueça de que ganha o jogo quem cravar a bandeira. Num jogo de bandeira central já vi um jogador ficar sozinho no campo contra outros 5 e conseguir cravar a bandeira e ganhar o jogo, pois ficou imóvel vendo os adversários passarem por ele e, enquanto todos estavam procurando jogadores do outro lado ele aproveitou e correu para cravar a bandeira e ganhar o jogo!

Quando o dia terminar, faça um retrospecto da atuação do seu time e pergunte a si mesmo:- Fiz o máximo que pude para ajudar o meu time?- Tratei as outras pessoas com educação e respeito?- Agradeci os juizes?- Paguei minha parte das despesas?- Juntei todas as minhas coisas para por no carro?- Recolhi o meu lixo?- Tenho lugar na prateleira para mais um troféu? (sim, por que não?) Ao deixar o torneio, ganhando ou perdendo, pense sempre na sorte que você tem de poder fazer o que gosta. Praticar este esporte desafia o corpo, a mente e a alma. É ótimo poder relaxar na banheira enquanto a máquina de lavar se esforça para trabalhar com quilos de lama e cascas de bolinhas...

A VIDA É FANTÁSTICA!